A História e Evolução do Windows
Uma viagem pelos 30 anos do sistema operacional da Microsoft, desde o Windows 1.0 até o Windows 8.
O Windows é o sistema operacional para computadores pessoais mais usado no mundo. Com certeza, se você não o está usando agora, já o usou em algum momento. Embora nos últimos anos, o Windows venha perdendo espaço para o Linux e para o Mac OS X, esse sistema operacional ainda possui grande fatia do mercado de computadores no mundo.
Nesse artigo, o Blog Windows XP traz a história desse sistema para que você conheça as suas versões, inovações e até mesmo os principais problemas.
Em 20 de novembro de 1985, a Microsoft lançou o Windows 1.0 trazendo a interface gráfica e o mouse como as grandes inovações. Os usuários não precisavam digitar os comandos do MS-DOS. Bastava mover o ponteiro do mouse e clicar nas janelas. O Windows 1.0 introduziu elementos gráficos, como a barra de menus, as barras de rolagem, ícones e caixas de mensagens.
A versão trouxe programas como o Paint, o Bloco de Notas, a Calculadora, um calendário, um relógio e um jogo chamado Reversi. Exigia no mínimo 256 KB de memória, dois drives de disquete e uma placa gráfica.
Em 9 de dezembro de 1987, a Microsoft lançou a segunda versão do Windows com ícones na área de trabalho e memória expandida. O Windows 2.0 melhorou o suporte à placa gráfica, possibilitando a sobreposição de janelas, o controle da disposição das mesmas e o uso de atalhos de teclado. Para melhorar o gerenciamento do sistema, foi adicionado o Painel de Controle ao Windows.
A Microsoft anunciou o Windows 3.0 em 22 de maio de 1990. Juntas, com o 3.1, as duas versões venderam 10 milhões de cópias. A inclusão do recurso de Memória Virtual possibilitou o uso de gráficos de 16 cores. Os gerenciadores de programas (Program Manager), arquivos (File Manager) e impressoras (Print Manager) foram lançados. Novos jogos foram adicionados, incluindo Paciência, Copas e Campo Minado.
O lançamento do Windows NT em 27 de julho de 1993 foi um marco. Foi o primeiro sistema operacional de 32 bits da Microsoft, permitindo a adoção de programas avançados de engenharia e cálculo científico.
O lançamento do Windows 95 em 24 de agosto de 1995 gerou um recorde de vendas de 7 milhões de cópias em cinco semanas. Foi o lançamento mais anunciado da Microsoft, com os Rolling Stones cantando “Start Me Up”.
Essa era a era dos fax/modens, do e-mail e das notícias online. O Windows 95 trazia suporte integrado à Internet, com discagem de rede e o navegador Internet Explorer. A nova tecnologia Plug and Play facilitou a instalação de hardware. As novas funcionalidades incluíam o botão Iniciar, a barra de tarefas e os botões de minimizar, maximizar e fechar em cada janela.
Lançado em 25 de junho de 1998, o Windows 98 foi a primeira versão projetada para consumidores finais e a última baseada no MS-DOS. Melhorou o suporte a DVDs e dispositivos USB, e introduziu a barra de lançamento rápido.
O Windows Me (2000) foi focado no uso residencial, introduzindo a Restauração do Sistema e o Windows Movie Maker. Foi o último SO baseado no código do Windows 95.
O Windows 2000 Professional (2000) foi construído sobre o código do Windows NT e focado em substituir o Windows 95/98 em uso profissional, com foco em confiabilidade, segurança e compatibilidade com a Internet.
Em 25 de outubro de 2001, o Windows XP foi lançado com uma interface totalmente reprojetada e tornou-se um dos produtos mais vendidos da Microsoft. Era rápido, estável e mais intuitivo. Com o aumento de vírus, as atualizações de segurança tornaram-se frequentes.
A versão Home Edition oferecia um visual limpo, enquanto a Professional trouxe as fundações do Windows 2000, melhorando segurança, desempenho e adicionando suporte a acesso remoto e redes Wi-Fi. Versões posteriores incluíram o 64-bit Edition, Media Center Edition e Tablet PC Edition.
Lançado em 2007, o Vista veio com o sistema de segurança mais forte até então, o User Account Control (UAC), que foi muito criticado. A versão Ultimate introduziu o BitLocker. A nova interface gráfica, Aero, mudou o visual das janelas e da barra de tarefas, e a busca de arquivos foi melhorada.
Lançado em 22 de outubro de 2009, o Windows 7 foi focado no mundo sem fio, facilitando a conexão em redes Wi-Fi. Foi um sucesso de vendas, muito devido às críticas ao Vista.
Introduziu novas formas de trabalhar com janelas (Snap, Peek e Shake) e melhorou as funcionalidades para telas sensíveis ao toque com o Windows Touch. A barra de tarefas foi melhorada com miniaturas ao vivo.
O Windows 8 introduziu a nova interface Metro, focada na integração com dispositivos móveis (smartphones e tablets) e na nuvem. O Windows Live (serviços de fotos, e-mail, etc.) tornou-se totalmente integrado ao sistema, permitindo ao usuário estar conectado aos seus dados em qualquer dispositivo.
Como este é o sistema mais usado em computadores pessoais por muitos anos, a história desse sistema pode, em muitos momentos, se confundir com a sua própria história. E você, leitor? Conte-nos em qual versão começou a usar o Windows!
#Windows #HistoriaDoWindows #Microsoft #WindowsXP #Windows7 #Windows95 #SistemasOperacionais #Tecnologia #portalraphael #buscadorx45 #acervoxdrive
Suporte, Tire sua Duvidas.
-
-
-


Nenhum comentário:
Postar um comentário